MB Novo Actros facilita o transporte na estrada

Tem sido uma prática: muitas tecnologias são adotadas primeiramente nos veículos comerciais pesados e depois vêm para os leves. Foi assim com sistemas de segurança, foi assim com o câmbio automatizado. Então, o transportador VUC pode aguardar que vem coisa boa para o segmento de distribuição de carga urbana muito em breve.

Isso porque a Mercedes-Benz apresentou o extrapesado Novo Actros cheio de novidades. São os modelos 2648 e 2651 com mais conforto, conectividade, robustez e eficiência. Vamos começar pela nova cabine, muito mais ampla e interativa, com material de primeira e duas telas digitais sensíveis ao toque, que conectam todo o caminhão, inclusive com a concessionária e a fábrica.

 

Todos esses recursos vêm de encontro com o que o motorista necessita num veículo rodoviário, onde ele passa muito tempo, inclusive com uma série de sistemas inteligentes que evitam acidentes e reduzem os custos operacionais.

Tecnologias de segurança ativa se destacam nesse bruto, são elas a 5ª e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). A montadora mantém o Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem.

Em relação ao desempenho, a marca conta com o motor Mercedes-Benz OM 460 do Actros com novas faixas de potência: 450 e 480 cv e 510 cv. Vale ressaltar que a maioria das peças são intercambiáveis entre modelos da mesma família, como as do motor, que são em comum com o OM 457 da linha Axor, o que facilita na hora da manutenção. São três modos de condução, dependendo da necessidade do motorista: Economy, Standart e Power.

Combinando com este engenho, temos o câmbio automatizado G291 Powershift 3, que foi recalibrado para melhor consumo de combustível. Outro ponto é o sistema PPC (Predictive Powertrain Control), piloto automático preditivo, que otimiza o estilo de condução do motorista, já que GPS, monitora a aceleração e a frenagem, de acordo com o terreno, fazendo as trocas de marcha de forma inteligente.

Robustez é mais um trunfo do Actros, que ganhou a nova suspensão metálica Global TufTrac, desenvolvida para as estradas brasileiras, usando um conjunto de borracha e molas mais eficientes e suaves. Menor peso, capacidade técnica melhor e conforto similar a suspensão pneumática. Finalizando com o novo eixo New Final Drive, que aumenta a capacidade máxima de tração para caminhões 4×2 e 6×2.

 

ÚLTIMOS POSTS