A venda das picapes no Brasil está cada dia mais competitiva, afinal, temos uma diversidade boa de marcas, modelos e versões, para qualquer tipo de necessidade, e tem coisa nova vindo por aí
Carolina Vilanova / Divulgação
Nos EUA, as picapes desde sempre fizeram a cabeça da população. Os “Pick ups Trucks”, como são conhecidos, já completaram 100 anos de fabricação e passaram por uma grande evolução nessa longa trajetória, continuando objeto de desejo de motoristas, além de provocar uma competitividade gigante entre as montadoras.
Para os que gostam de história, a primeira picape do mundo foi fruto de mais uma visão de Henry Ford, que havia fundado a Ford Motor Company em 1903. Pouco tempo depois, ele resolveu com sua genialidade converter uma caminhonete militar em um veículo para os civis. Assim, em 1917, a Ford produziu o que pode ser considerado a primeira caminhonete feita nos Estados Unidos – o Ford Modelo TT.
A Chevrolet, no entanto, não demorou para lançar a sua picape: em 1918 apresentou aos americanos o Modelo 490. Ambos os veículos vinham apenas com um chassi e a carroceria era instalada por uma empresa externa. Com a introdução desses dois veículos, a história dos “Trucks” na América começou, eles abriram o caminho para a indústria de caminhonetes como conhecemos hoje.
A evolução tecnológica da indústria automotiva obviamente mudou a cara das picapes nestes 100 anos, na verdade, mudou por dentro e por fora. Uma coisa que não mudou foi a disputa por mercado, hoje, recheado de opções, marcas, modelos e versões. Também permaneceu intacta a versatilidade e funcionalidade deste tipo de veículo, que serve tanto para o lazer quanto para o trabalho.
Mercado em 2019
Se nos EUA, Ford e Chevrolet nadam de braçada em cima de outras marcas, aqui no Brasil, a italiana Fiat tem a liderança do mercado já há algum tempo. A Fiat Strada é a mais vendida por aqui, e já teve quase 1,3 milhão de unidades produzidas desde o lançamento.
Justamente a Fiat Strada, que entra no hall das picapes pequenas, lidera o ranking das picapes em abril deste ano, último relatório registrado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), ou seja, entidade que agrega as concessionárias pelo Brasil.
Com o total de 6.128 unidades emplacadas em abril, a Strada fica na frente de outro modelo da Fiat, a Toro, considerada uma picape média, que teve 5.478 emplacamentos. Em terceiro lugar, tivemos a Toyota Hilux, muito utilizada pelo transportador rural, com o número de 3.846. A Volkswagen Saveiro foi a quarta colocada com 3.341 unidades e fechando o top 5, a Chevrolet S10, que registrou 2.292 unidades emplacadas.
O que vem por aí no mundo das caminhonetes
A agitação do mercado em relação aos novos modelos em picapes já está em alta. Ford, JAC, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Renault, Toyota e Volkswagen apresentam novos competidores ainda neste ano, e a Fiat tem a surpresa da Strada com a cara do Argo no ano que vem.
Temos a Ford Ranger Storm, que promete chegar até o final de 2019, em duas cores com grafismos e acessórios mais radicais, preparados para o off-road. O JAC T6 deve chegar no segundo semestre e pode não ter esse nome, mas com certeza terá dimensões de picape média, com 5,31 m de comprimento e 3,09 m de entre-eixos.
A Mercedes-Benz Classe X já foi mostrada muitas vezes, mas até agora não desembarcou por aqui. Divide plataforma com Nissan Frontier e outra estreante, a Renault Alaskan. A picape da Mercedes contará com duas opções de motor: um 2.3 de 193 cavalos e um 3.0 V6 de 258 cavalos, além de um único câmbio, o automático de sete velocidades.
Outra novidade que deveria vir ainda este ano é a picape grande da Renault, Alaskan, mas nada foi confirmado. A ideia da marca é colocar no mercado um produto com chassi robusto e diversas opções de tipos de carroceria, com cabine simples, dupla e chassi-cabine, com caçamba curta ou alongada e carroceria estreita ou larga. Ou seja, ótima opção para o transportador.
A Volkswagen vem para entrar no meio das picapes médias Fiat Toro e Renault Oroch com um modelo super moderno, a Tarok, exibida com destaque no Salão do Automóvel. Falou-se de duas opções de motor e capacidade de carga de 1 tonelada, ou seja, pronta para o tranco. Previsão é não antes de 2020. Aliás, uma parceira entre Ford e VW traz o rumor que a americana também entraria neste segmento, compartilhando a plataforma da Tarok.
E nossa campeã de vendas também está para mudar, anda até rodando camuflada por aí. A previsão é que em 2020 a Strada ganhe a frente do Argo, fique mais robusta e mantenha as características que a fizeram tão agraciada, como a robustez e a suspensão que tem eixo rígido do tipo Ômega na traseira.
As grandonas Nissan Frontier, Mitisubishi Triton e Toyota Hilux devem passar por alterações ainda neste ano. A Frontier ganharia uma versão mais barata, com motor 2.3 e câmbio manual. A Triton era para ganhar apenas uma reestilização, mas parece que vai ser mais fundo do que isso, com previsão para o fina do ano. A Hilux vai ganhar uma versão mais esportiva chamada GR Sport, que teve a suspensão recalibrada para ficar mais radical.