ColunistasConteúdo

Meu animal: Cão treinado, cão sociável!

A coluna Meu animal é escrita por Ana Julia L. Cagnassi
A coluna Meu animal é escrita por Ana Julia L. Cagnassi

O adestramento é a forma mais correta quando buscamos um cão equilibrado, que é sociável, entende e aceita limites e tem suas necessidades de exercício e de gasto de energia saciados. Essa educação vai muito além dos truques de sentar, deitar e rolar.

Precisamos entender que o adestramento não deve iniciar apenas quando os donos falam “este cão tem que parar com isso”. Desde filhote é necessário que exista um trabalho intenso para que o animal diferencie o certo do errado, e que também perceba que existem regras e limites dentro do ambiente em que vive.

Por incrível que pareça, a parte mais difícil não é adestrar o cão, e sim ter atitudes corretas e linguagem adequada impondo as regras necessárias para que o seu cão tenha a postura desejada.

Não podemos esquecer que os cães são indivíduos, e por isso são diferentes uns dos outros. Por este motivo, existem diversos tipos de treinamentos dependendo do aprendizado de cada um deles.

A primeira coisa a ser aprendida é o significado do “não”, “muito bem” e “aqui”. Uma das táticas mais interessantes é o uso de petiscos como recompensa, porém não se esqueça, petiscos em excesso levam a obesidade! E lembre sempre, a repetição é a chave do adestramento!

É importante lembrar que adestramento NÃO inclui bater no cão, prendê-lo, deixá-lo sozinho, provocá-lo, gritar ou se exaltar com ele. A melhor forma de impor respeito é dando respeito, fazendo com que o cão entenda as regras e tenha contato com todos os moradores da casa.

O adestramento não tem restrição de idade, raça ou tamanho, todos os cães podem aprender. Será satisfatório para o cão e para o dono, pois vão se aproximar e terão o respeito necessário para um bom convívio dentro de casa e na sociedade.

É possível realizar técnicas de adestramento sozinho? É possível sim, porém não é o ideal. A forma mais correta de adestrar o seu cão é contratar um adestrador profissional para que todos os processos aconteçam da forma apropriada, além de que este profissional irá orientar toda a família obtendo uma melhor evolução do cão.

Hoje existem inúmeros profissionais nesta área, além de empresas especializadas que oferecem este serviço. Alguns dos serviços incluem visitas personalizadas em casa, passeios individuais e em grupo e toda a orientação necessária para que o cão obtenha os melhores resultados possíveis.

ÚLTIMOS POSTS