Novas regras para o cartão de crédito

Novas regras para o cartão de crédito

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 02/05/2017
A coluna Economia é escrita por Alberto Savioli, economista com pós graduação em gestão pela USP
A coluna Economia é escrita por Alberto Savioli, economista com pós graduação em
gestão pela USP

Os cartões de crédito estão entre as modalidades mais caras que o consumidor brasileiro vem utilizando para fechar as contas no final do mês. Entretanto, o que parece uma facilidade, muitas vezes se transforma em uma grande armadilha, pois com juros de mais de 484% ao ano, o que era uma para ajudar, virou uma grande bola de neve impossível de ser paga.

As administradoras justificam as altas taxas cobradas em decorrência da grande inadimplência que acompanha a modalidade, cerca de 30% dos usuários.

A partir de abril, porém, o crédito rotativo, aquele que você paga apenas o mínimo, somente poderá ser utilizado por 30 dias, depois disso o saldo devedor deverá ser parcelado em parcelas fixas com taxas pré-determinadas (menores que as do rotativo), e caso não sejam pagas no mês seguinte, o cartão poderá ser bloqueado.

Com estas mudanças, o Conselho Monetário Nacional, pretende forças a queda nas taxas de juros e melhorar a condição de muitos brasileiros que possuem débitos com os cartões, que pagando apenas o rotativo, o saldo devedor ficou impagável.