Novo VW Delivery 6.160 busca seu lugar na cidade

Novo VW Delivery 6.160 busca seu lugar na cidade

Legítimo VUC em tamanho e capacidade, traz como destaques a nova cara da marca, um interior moderno e confortável e a facilidade nas manobras na hora do trabalho

Carolina Vilanova / Divulgação

Queridinha das distribuições na cidade, a linha VW Delivery sempre andou na frente quando o assunto era vendas. O antigo modelo 8.160 foi líder no mercado brasileiro e sempre esteve seguido de perto por outro caminhão da gama, o 10.160.

Se esse cenário vai mudar, ainda não sabemos, pois, a nova família Volkswagen Delivery, apresentada no ano passado com novidades em modelos, que somam 11 opções para o transportador, entre 3,5 a 13 toneladas, ainda não chegou completamente na rede de concessionárias da marca.

Novo VW Delivery 6.160 busca seu lugar na cidade

Mas nós conseguimos dar uma voltinha em um dos VUCs que tem tudo para ajudar a andar na linha de frente entre competidores por mais tempo: o Delivery 6.160 na versão Trend, intermediária da gama, porém com todos os opcionais. Com possibilidade de atender à vários tipos de aplicações urbanos, rodamos na versão implementada com um frigorífico.

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Totalmente reformulado, a engenharia levou em consideração um caminhão que oferecesse soluções sob medida, funcionalidade e um visual de qualidade. A primeira característica que se nota no Delivery 6.160 é o novo DNA, estampado nas linhas limpas e robustas do desenho externo, que lembram até mesmo os carros de passeio da marca, com uma nova linguagem refletida principalmente na grade dianteira e nas lanternas de LED.

Mas é dentro do caminhão é que as coisas ficam mais importantes para o transportador, afinal, tem conforto e funcionalidade, com os comandos fáceis de acessar. Isso se traduz em ergonomia para quem fica o dia inteiro na direção e para quem vai ao lado como ajudante.

Novo VW Delivery 6.160 busca seu lugar na cidade

Amplo espaço e uma posição para dirigir bastante confortável, isso pudemos identificar durante o test-drive, apesar de ter feito o papel do ajudante, já que esse modelo exige habilitação categoria C. Oferece regulagem de altura do banco e um transitar fácil dentro da cabine.

Segundo a VW, a posição dos pedais foi adequada para a rotina das entregas urbanas, sem exigir grande esforço de acionamento ao motorista, o que reduz os riscos de lesão por esforço repetitivo (LER).

O cockpit foi modelado para facilitar a vida do transportador, inclusive o banco central se transforma numa mesinha, para apoiar e prender objetos e pastas. Os espaços para porta-objetos também são generosos.

Jac V-260: o VUC que cabe no boldo do transportador
Jac V-260: o VUC que cabe no boldo do transportador

Para ajudar na direção, o painel de instrumentos permite organizar dispositivos como rádio, tacógrafo e equipamentos próprios de cada operação, como no nosso caso a temperatura do baú frigorífico. O motorista também pode acompanhar informações do veículo, da viagem e do motor.

Novo VW Delivery 6.160 busca seu lugar na cidade

De olho na função Econômetro, o transportador sabe se a direção está sendo econômica ou não, em termos de consumo de combustível. A facilidade de manobrar é um atributo no Delivery, já que tem menor diâmetro e maior ângulo de esterçamento.

Novo VW Delivery 6.160 busca seu lugar na cidade

O VW Delivery 6.160 vem equipado com motor Cummins ISF de 2,8l e solução SCR para o pós-tratamento de gases, ou seja, usa o Arla 32. Assim, gera potência de 160 cv e torque máximo de 430 Nm. Combinado à caixa de transmissão Eaton ESO-4206, de seis velocidades, que indica no painel o momento ideal para sua troca.

Novo VW Delivery 6.160 busca seu lugar na cidade

Para ajudar no para e anda das entregas na cidade, o VUC conta com freios a disco e sistemas de série ABS e EBD, que distribui eletronicamente a frenagem.

Novo VW Delivery 6.160 busca seu lugar na cidade

A cabine vem ainda com novo sistema de basculamento por meio de uma alavanca localizada em seu interior, que permite fácil acionamento, proporcionando mais segurança e conforto em manutenções.

Novo VW Delivery 6.160 busca seu lugar na cidade
Novo VW Delivery 6.160 busca seu lugar na cidade

O modelo originalmente tem duas opções de entre-eixos, de 3,40 e 4,0 m, sendo que ambos se enquadram nas medidas permitidas de veículos urbanos que são praticadas na cidade de São Paulo, de no máximo 7,20 m de comprimento total. A capacidade total de carga é de 6.300 kg.

 

Ficha técnica

Motor Cummins ISF 2.8
Potência 155 cv @ 3.200 rpm
Torque 430 Nm @ 1.500 a 2.400 rpm
Tecnologia de Emissão SCR
Transmissão Eaton / ESO 4206 (06 velocidades)
Freios Serviço Hidráulicos, freio a disco nas rodas dianteiras e traseiras com ABS + EBD
Sistema Elétrico 12 V
Tanque Combustível 150 litros
Entre Eixos 3.400 mm / 4.000 mm
Capacidade Téc. Eixo Dianteiro 2.500 kg
Capacidade Téc. Eixo Traseiro 3.800 kg
Capacidade Técnica Total 6.300 kg
PBT Homologado 5.800 kg
PBTC 7.400 kg
Comprimento Total 6.250 / 6.940 mm

 

 

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