ColunistasConteúdo

Obesidade afetando nossos pets

Por Ana Julia L. Cagnassi

A obesidade humana já não é mais novidade, porém, nós não somos os únicos em casa com excesso de peso. A obesidade está afetando a maioria dos cães e gatos domésticos e ela tem sido a principal doença nutricional diagnosticada na clínica de pequenos animais.

Considerada uma doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade nos bichinhos pode ser definida como acúmulo excessivo de gordura no organismo animal. Quando um cão ou gato tornam-se obesos, um estresse adicional é depositado sobre o coração, os pulmões e as articulações. Além de diminuir a sua expectativa de vida.

O animal começa a engordar quando ingere mais calorias do que o seu corpo precisa e gasta diariamente. Causando um desequilíbrio energético. Exatamente como acontece frequentemente nos humanos.

A tendência do mercado mundial é a humanização dos pets, cada vez mais tratamos deles como se fossem filhos. De acordo com a pesquisa do IBGE, existem 52,2 milhões de cães, 22,1 milhões de gatos e apenas 44,9 milhões de crianças no Brasil atualmente.

Os cães e os gatos estão cada vez mais inseridos na rotina de seus donos, estão presentes enquanto os donos cozinham, fazem suas refeições, seus lanches da tarde e até quando dormem.

E este é o grande motivo do aumento do índice de obesidade de cães e gatos: os petiscos a vontade, os alimentos calóricos, alimentos humanos… a bordinha da pizza de todos os finais de semana.

Além de comidas em excesso, os animais estão cada vez mais sedentários, não passeiam, brincam pouco e ficam mais sozinhos, diminuindo ainda mais o gasto energético.

Fazendo um teste simples você consegue saber se o seu cão está acima do peso ou não, porém, o ideal é levá-lo ao médico veterinário para um exame adequado.

Veja como fazer um exame rápido para verificar se ele está com peso adequado:

1) Primeiro, passe a mão na lateral do corpo do seu animal, pressionando o local.

2) Com esse movimento suave, será capaz de contar as costelas do seu cão enquanto passa a mão sobre elas, se não conseguir é porque existe uma camada de gordura sobre elas.

3) Quando visto por cima, o corpo dele tem uma curva na lateral ou perdeu a sua cintura? Um animal sem cintura é um animal obeso.

Se você acha que o seu animal está acima do peso ideal, leve-o ao veterinário, este profissional é o único que pode indicar a melhor forma de redução de peso especialmente para o seu pet! Não deixe de melhorar a qualidade de vida do seu pet, fazendo isso você o ajuda a ser mais feliz e viver por mais tempo.

ÚLTIMOS POSTS