Conteúdo

Pets e crianças, uma interação que só faz bem

A coluna Meu animal é escrita por Ana Julia L. Cagnassi
A coluna Meu animal é escrita por Ana Julia L. Cagnassi

No passado, muitas pessoas achavam que quando o bebê estava a caminho era a hora de se livrar do pet, pois pensava-se que não havia espaço para os dois na mesma casa. Felizmente, hoje esse pensamento, totalmente equivocado, é desacreditado pela maioria das pessoas, porém, ainda existem alguns pais que resistem e acreditam nessa história.

Pesquisas no mundo inteiro já confirmaram que a convivência com animais de estimação faz bem para o corpo inteiro. Psicólogos confirmam que crianças que têm animais de estimação costumam ser menos estressadas, mais criativas e concentradas, além de se sentirem mais cuidadas e protegidas.

É comprovado também que, além da diversão, o animal traz diversos benefícios, não só para as crianças como também para os adultos. Efeitos psicológicos positivos, que também ajudam na prevenção de várias doenças.

Um estudo da Comissão de Animais de Companhia (Comac) demonstrou que a presença dos pets ajuda desde a melhora na imunidade de crianças e adultos, até no tratamento e terapia de algumas doenças como estresse, dor de cabeça, resfriados, depressão e diminuição de alergias em bebês quando o contato com o animal se dá de forma precoce.

Os animais também ajudam no desenvolvimento da criança, ensinando a respeitar o espaço do outro, independência, relacionamentos, comunicação, afetividade, controle das emoções, responsabilidade, paciência, autonomia, liderança e causa e efeito num exercício constante de dar e receber carinho.

Alguns pais ficam preocupados sobre o perigo de ter um pet por alguns comportamentos como: morder, arranhar ou dar patadas. Esses pequenos acidentes só acontecem devido à falta de supervisão adulta. É importante ensinar o animal e a criança sobre como brincar, respeitando o limite de cada um.

Não podemos esquecer que para manter um bom convívio entre as crianças e os pets, é necessária a orientação veterinária, para manter a saúde e o bem-estar do animal, acompanhando as questões relacionadas à vacinação, medicação e indicação de tratamentos.

O cão é o melhor amigo do homem? Na verdade, todos os animais são os melhores amigos do homem, basta respeitar e entender a forma de cada um em demostrar amor.

ÚLTIMOS POSTS