Picapes antigas: um resgate ao passado no Anhembi

Picapes antigas: um resgate ao passado no Anhembi

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 17/10/2019

Fotos: Auto Show Colletion

As caminhonetes sempre tiveram um valor especial para os americanos, fazem parte da cultura daquele povo, inclusive a honra da primeira picape veio da americana Ford, por volta de 1920. Mas no Brasil, esses veículos que podem ser usados para tantas utilidades, também ganharam o seu devido valor, principalmente, quando encontramos uma variedade tão grande de modelos, indo desde os estritamente utilitários até os mais luxuosos e cheios de tecnologia embarcada.

Temos até um nicho bem particular para as picapes: aqueles colecionadores que resgatam modelos antigos e cuidam deles com aquele devido carinho. São diversos clubes que reúnem picapes de todas as marcas e fazem espalhar a paixão por esses veículos, usados para o trabalho e também para o lazer.

Tanto que no mês de setembro, o Auto Show Collection, um tradicional ponto de encontro de fãs de carros antigos e modificados, organizou a Noite das Pickups e Hot Rods, no sambódromo do Anhembi, na capital paulista.

Nem a chuva espessa e constante conseguir tirar o brilho do evento, que recebeu diversos proprietário das mais variadas picapes, desde as tradicionais Ford e Chevrolet, até a VW Saveiro e Fiat 147 pick-up.

No palco desta especial edição do Auto Show Collection, alguns modelos chamaram atenção:

As Pickups COE de 1938, réplicas dos modelos Ford dessa época com o estilo clássico da cabine sobre chassi. Esse modelo tem construção com chassi e motor da Mitsubishi Pajero Dakar e rende 250 cv, associado ao câmbio automático. Enquanto o exterior é todo customizado, inclusive com elementos pintados à mão, o interior é todo revestido em couro marrom com direito ao volante de madeira e apliques cromados, como eram utilizados na época.

Eternas rivais, a Ford F100 e a Chevrolet C10, que protagonizaram a disputa pela preferência do transportador durante quase 30 anos no mercado nacional, também se destacaram na pista do sambódromo.

Também foram expostos exemplares da Ford F1, lançada nos Estados Unidos em 1948 e que passou a ser produzida aqui em 1957 já na segunda geração. Os exemplares do início dos anos 1950 marcam a introdução da F-Series no mercado brasileiro.

Os visitantes também viram de perto inúmeros exemplares da linha Chevrolet Silverado dos anos 1990, inclusive uma rara versão 6,2 litros Diesel.

A Kombi carroceria também representou a Velha Senhora na sua configuração mais simples e hoje mais rara. Conhecida como Kombi “Cabrita”, ganhou apelido devido à suspensão instável quando não havia carga na caçamba.

Entre os modelos customizados o destaque ficou por conta da Willys pick-up que parece ter saído do filme Mad Max. Com traseira encurtada para abrigar o tanque e um compartimento em madeira, dianteira ampliada para abrigar o motor seis cilindros 3.800 do Opala e suspensão a ar e independente, ela chamou a atenção dos visitantes.

Também foram expostos exemplares como a Volkswagen Saveiro e Fiat 147 City, primeira utilitária derivada de um automóvel fabricada no país a partir de 1978.

O Auto Show Collection é realizado toda 1ª terça-feira de cada mês, no Sambódromo do Anhembi, a partir das 18h. Você pode visitar e até mesmo levar o seu veículo antigo para a exposição, saiba mais no site: www.autoshowcollection.com.br.