Especial Pneus: Segurança e custo na mesma direção

Especial Pneus: Segurança e custo na mesma direção

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 26/04/2018

Hits: 184

Fizemos uma seleção dos pneus utilizados pelos VUCs, com as orientações das fabricantes para manter os compostos sempre em ordem, mantendo assim a segurança do veículo e os custos de operação mais baixos

Texto: Carol Vilanova | Fotos: Divulgação 

Itens de número um no quesito segurança, componentes que influem diretamente no custo de operação da frota, um dos principais membros para garantir a dirigibilidade do veículo. Sim, estamos falando dos pneus, muitas vezes ignorados por empresários do ramo do transporte, mas um indicador primordial de vários parâmetros do negócio.

Pois é sabido que os gastos com pneus de uma frota estão entre os mais elevados de todo custo operacional, fica apenas atrás do combustível e da manutenção do veículo de um modo geral.

E existe uma série de fatores para evitar problemas com os pneus, o que reflete diretamente em melhorias na sua frota ou no seu caminhão próprio. Calibragem correta, jeito de frear, cuidados ao dirigir, distribuição organizada de carga, utilizar produtos de qualidade e nunca, nunca rodar com pneus desgastados.

Quem afirma tudo isso são as próprias fabricantes, que acreditem, investem milhões para desenvolver os melhores produtos para cada veículo e cada operação, desde que eles sejam utilizados da forma correta.

Pneus: Segurança e custo na mesma direção

Modelos ideais para VUC

A primeira regra para ter pneus em ordem é utilizar os produtos adequados para o seu veículo, e em caso de substituição, manter os da mesma marca e modelo no mesmo eixo. Isso acontece porque cada pneu tem sua particularidade e desenho específicos. Pneus diferentes nesse caso, provocam irregularidades no desgaste e também podem comprometer a estabilidade do veículo.

– Bridgestone e Firestone:

Oferece os modelos Firestone CV5000, é projetado com o formato do ombro optimizado que proporciona maior dirigibilidade e precisão. Os sulcos e as ranhuras centrais abertas melhoram a resistência à hidroplanagem, oferecendo maior aderência em pisos molhados. Além disso, a tecnologia aplicada na banda de rodagem promove desgaste uniforme e silencioso até o fim de sua vida útil. O CV5000 está disponível na medida 185R14C 102/100R.

Outra linha é a Bridgestone DURAVIS R630, que tem como características principais o desenho da banda de rodagem e seus compostos diferenciados que trazem excelente durabilidade e rendimento quilométrico. Vem nas seguintes medidas: 225/70R15C; 185R14C; 195R14C; 195/70R15C; 195/75R16C; 205/70R15C; 205/75R16C; 215/70R15C e 225/75R16C.

– Continental Pneus:

Oferece alguns modelos específicos para o segmento de veículos urbanos de carga. Começando pelo Vanco 8, que tem como característica a lateral reforçada para conferir maior proteção nas manobras bruscas realizadas próximas ao meio-fio. Segundo a marca, o composto empregado em sua construção dá uma decisiva contribuição para um maior agarre, garantindo melhor performance contra a aquaplanagem.

A preocupação com o conforto também esteve presente durante todo o processo de desenvolvimento do Vanco 8 e, por isso, sua banda de rodagem circunferencial assegura aos passageiros um baixo nível de ruído. O Vanco 8 da Continental é comercializado no Brasil em 11 opções de medidas do aro 14 ao 16.

Enquanto o VanContact™ AP oferece ampla vida útil, proteção contra cortes e rasgos, além de quilometragem estendida. A banda de rodagem reforçada do VanContact™ AP proporciona uma proteção adicional contra cortes e rasgos, combinando durabilidade com uma maior quilometragem e capacidade de carga.

O composto inteligente empregado em sua fabricação tem impacto favorável não só no consumo de combustível como na segurança da condução ao reduzir as distâncias de frenagem, mesmo em pisos molhados. O VanContact™ AP da Continental é comercializado no Brasil em 9 opções de medidas do aro 14 ao 16.

O ContiVanContact™ 100 tem como destaques a durabilidade e a resistência, além de combinar economia com segurança. Ele foi desenvolvido com uma banda de rodagem mais plana, que ao aumentar a área de contato do pneu com solo traz como benefícios maior quilometragem e estabilidade. Em relação à resistência, o reforço interno em sua lateral permite uma maior proteção, inclusive contra impactos, ampliando ainda a capacidade de carga. O ContiVanContact™ 100 também foi desenvolvido para privilegiar a segurança, oferecendo ainda menor consumo de combustível e um excelente desempenho nas frenagens – mesmo em pisos molhados – graças à utilização de um novo composto de sílica, o SmartCompound™. O ContiVanContact™ 100 da Continental é comercializado no Brasil em 5 opções de medidas do aro 14 ao 16.

– Goodyear Pneus:

Na hora de escolher um pneu, a marca recomenda observar as características de trajeto e operação que o veículo é submetido. É fundamental para a correta escolha do pneu, identificar: o piso e a aplicação onde os pneus serão expostos e qual a carga e pesos transportados.

A marca americana oferece as seguintes opções para a linha de VUCs: Goodyear RHS, Goodyear RHD, Goodyear AGS e Goodyear G665. A engenharia explica que os compostos contam com a tecnologia Duralife, que garante uma carcaça reforçada para auxiliar na proteção contra impactos e principalmente fricções laterais.

Outro diferencial é o Ciclo Completo do Pneu, conceito que engloba ampla rede de distribuidoras do mercado, suporte constante da equipe técnica, avançada tecnologia de recapagem e ferramentas exclusivas para o gerenciamento dos pneus. É possível dizer que o Ciclo Completo está dividido em quatro etapas para garantir a manutenção preventiva dos pneus, com produtos e serviços para a maior vida útil dos produtos:

– Pirelli:

Os produtos são produzidos e comercializados pela TP Industrial do Brasil, que pertence ao grupo Prometeon Tyre Group (ex-Pirelli Industrial), e disponibiliza para todas as aplicações os seguintes produtos para VUCs no seu catálogo: Pneu: FR:01 com medida 235/75R17.5; MC:01 com medida 215/75R17.5; FG:01 com medidas 215/75R17.5 e 235/75R17.5; MC:45 com medida: 215/75 R17.5; e FR:85 com medidas 235/75R17.5 e 215/75R17.5.

Segundo a Pirelli, como principais destaques estão os produtos da linha SÉRIE 01 que possui um novo design da banda rodagem garante segurança e maior conforto em todas as condições.

Os pneus para VUC possuem a tecnologia DLTC™ (Dual Layer Tread Compoud), também desenvolvido pela TP Industrial, contém alto teor de sílica e é utilizado na banda de rodagem dos pneus e assegurando maior número de reformas, desgaste mais regular e economia de combustível.

Gestão de frotas

Já que o gasto dos pneus é um dos fatores mais importantes do custo da frota, é indicado contar com um bom sistema de gestão para entender melhor seus gastos. Um software para controle de frota pode ajudar o gestor nesta tarefa, que vai muito além dos pneus, é claro.

Pneus: Segurança e custo na mesma direção

Assim, o frotista pode identificar condições de uso, controlar a manutenção, comparar a durabilidade do pneu entre outros diversos parâmetros que podem ser estudados e monitorados para ajudar na redução de custo do frotista. Lembre-se que usar o pneu correto, em dia com a manutenção pode ainda economizar combustível.