Por que contratar uma empresa certificada com ISO 9001

Por que contratar uma empresa certificada com ISO 9001

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 05/02/2019
A coluna Seguros é escrita por Fernanda Souza, consultora em seguros com pós graduação em Previdência pela FGV
A coluna Seguros é escrita por Fernanda Souza, consultora em seguros com pós graduação em Previdência pela FGV

Antes de fechar um contrato com uma empresa, principalmente, se esta empresa for te representar intermediando negociações, é muito importante analisar seu histórico, saber a quem ela já prestou serviço e sua reputação no mercado.

Um detalhe que conta bastante é possuir certificação ISO 9001, que garante a qualidade no desenvolvimento dos processos, sempre prezando pela satisfação do cliente. Toda organização pode receber tal reconhecimento, que cumpre uma série de exigências auditadas, afirmando que se trata de um exemplo de organização competente, com credibilidade e que segue uma padronização de qualidade de nível internacional.

É conveniente ter empresas com ISO 9001 como parceiras, nos atendendo ou nos representando na contratação de produtos que não temos domínio, pois a certificação garante um serviço de qualidade por empresa consolidada.

 

Qualidade certificada

O documento ISO 9001: 2015 define os critérios para um sistema de gestão da qualidade. Pode ser usado por qualquer organização, grande ou pequena, independentemente do seu campo de atividade. Existem mais de um milhão de empresas e organizações em mais de 170 países certificadas com a ISO 9001.

O padrão utilizado é baseado em vários princípios de gerenciamento de qualidade, incluindo um forte foco no cliente, gestão e administração, abordagem do processo e melhoria contínua. O uso da ISO 9001: 2015 ajuda a garantir que os clientes de uma empresa obtenham produtos e serviços consistentes e de boa qualidade, o que, por sua vez, traz muitos benefícios para os negócios.

 

ISO 9001 no Brasil

No país, a norma é traduzida e publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e pode ser seguida por qualquer empresa pública ou privada, independente do produto ou serviço oferecido.

No ano passado, segundo dados da International Organization for Standardization – “ISO”, no Brasil existiam 17.165 empresas certificadas, mas no passado éramos o país com maior número de certificações da América Latina.

Acompanhei todo o processo de implantação tanto da versão 2008 quanto da 2015 em uma corretora de seguros que sempre focou na qualidade do atendimento, e então assumiu o desafio de buscar o selo de qualidade ISO 9001.

Alcançou esta conquista por uma renomada certificadora Internacional, que trouxe mais segurança à equipe, seguradoras e clientes com a padronização dos procedimentos.

A empresa obteve ótimos resultados com o amadurecimento do sistema, podendo ser comprovado na devolutiva da pesquisa de satisfação, recebida em julho/2018, com 36% das respostas apontando expectativas superadas e 64% com atendimento satisfatório, mostrando claramente a diferença na qualidade, e o quanto vale a pena buscar quem zele por nossa satisfação no atendimento.

 

Benefícios da ISSO 9001

– Maior produtividade e desempenho

– Aumento de participação de mercado e a satisfação geral do cliente

– Diminuição do tempo de colocação no mercado, menores custos operacionais e redução de desperdício

– Base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável

– Quadro para abordar riscos e oportunidades