Profissão: O que faz de você um bom motorista?

Profissão: O que faz de você um bom motorista?

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 15/07/2019

Ser motorista de VUC tem muitos benefícios, um deles é não precisar da carteira de habilitação profissional dependendo do tamanho do veículo, podem até ser guiados com CNH categoria B.

É um segmento que pode ser explorado por ter a possibilidade de trabalhar por conta, ser autônomo e a crescente demanda por serviços de logística e transporte cria muitas oportunidades. Se você já é ou gostaria de ser um motorista de VUC, se liga em algumas dicas importantes para se dar bem na profissão.

Trabalhe na formalidade. É primordial ter segurança no serviço que oferece, isso vai refletir no resultado do seu trabalho e ainda mais, aproximá-lo de grandes embarcadores. Se esforce para abrir uma empresa, mesmo que individual, isso vai ajudá-lo, inclusive, mais pra frente.

Responsabilidade. Bom senso e responsabilidade garantem a qualidade do serviço de transporte. Trabalhe com segurança, prazos e qualidade. Bons motoristas sempre sabem como chegar na hora e manter as mercadorias nas melhores condições possíveis.

Auto-dependência. Motoristas podem ser solitários, passar muito tempo de trabalho sozinho nas ruas e estradas, podendo enfrentar problemas inesperados durante a condução, como engarrafamentos, problemas mecânicos, etc. Por isso, bons motoristas devem ter capacidade de resolver todos os problemas por conta própria.

Seja cortês. Bons motoristas sabem interagir com embarcadores, outros motoristas, estivadores, clientes, funcionários de armazens e pessoal de serviço. É importante tratar a todos com respeito, ouvir e ser ouvido. Trate bem do seu cliente e também de sua carga.

Sempre pronto. Esteja sempre de plantão e consciente de todas as coisas ao redor. Sempre é importante não negar trabalho, estar sempre pronto par atender o seu cliente. Mas lembre-se, se não dá, seja transparente e explique para o embarcador que não pode naquele momento transportar a carga. Eles devem estar sintonizados com o som, a vibração de seus caminhões; situação de tráfego, requisitos de carga e assim por diante para perceber qualquer coisa estranha. Os grandes caminhoneiros sempre têm uma boa coordenação motora e habilidades de multitarefa ao trabalhar.

Conhecimento de mecânica. Não que você precise consertar o seu veículo, mas sempre é bom saber como operam. Ficar atento à manutenção preventiva e corretiva. Se precisar trocar um pneu ou uma lâmpada, isso não deve ser um problema. Um bom seguro também ajuda nisso.

Gerenciar o estresse. Ser motorista de VUC é uma ocupação altamente estressante, ainda mais se considerarmos o trânsito nosso do dia a dia, por isso, saber lidar com esse sentimento é essencial. Bons transportadores não deixam emoções negativas fora de seu controle.

Saúde em dia. Seja saudável na escolha de sua comida. Não é porque está na rua que tem que comer porcaria por aí. Muitos restaurantes oferecem boas opções para o seu prato. Sabemos que trabalhar longas horas é necessário. Por isso, além de se alimentar bem, tire um tempinho para fazer um alongamento.

Sempre alerta. Os grandes motoristas devem estar cientes de muitos fatores, incluindo a condição do veículo, das ruas, a estrada e o tráfego. Dirigir desafia quase todos os sentidos, não apenas a visão. Os condutores alertas, que estão sintonizados com todas as informações que recebem, perceberão que um som estranho, vibração ou mesmo um odor é um sinal de aviso antecipado de problemas em desenvolvimento. Avalie sua própria condição e faça uma pausa quando o cansaço chegar. Procure um lugar tranquilo e seguro para descansar.

A verdade é que não precisa ser um Doutor para ser um motorista de VUC, porém, conhecimento, habilidades de condução e experiência prática são cruciais. Participe das feiras do setor e de palestras e workshops sempre que possível. Afinal, os bons motoristas pretendem não ser o problema, mas a solução para os desafios de transporte e da carga transportada.