Texto e fotos: Carol Vilanova | Fotos: Divulgação
O divertido comercial de TV da picape Renault Oroch mostra bem o dilema do seu uso: mostra situações em que o motorista está usando o veículo para o lazer e do nada aparecem trabalhadores carregando a caçamba, comprovando sua a habilidade para o transporte de carga. Isso porque a picape que tem características que agradam tanto para quem quer passear mas também quem precisa partir para a labuta. Tanto que o slogan é: a picape que chama trabalho.
Isso é vem visível, afinal, sua robustez não fica apenas na aparência, a Oroch foi construída para ser bruta e enfrentar qualquer desafio. A versão que testamos é a mais luxuosa, a Duster Oroch Dynamique Automático 2.0 16V Hi-Flex, aliás, que nome comprido. Só não tinha a tração 4×4, mas do resto, deu para aproveitar todos os equipamentos nela contidos.
É importante lembrar que a picape é oferecida apenas em cabine dupla, e tem um visual bastante aventureiro, do tipo imponente, com ampla grade dianteira e faróis expressivos. A robustez é refletida ainda na caixa de rodas e nas soleiras das portas.
Uma lateral bastante clean se une à parte traseira, com lanternas grandes e modernas. Entre os equipamentos, a picape vem com sensor de ré, necessário e santoantonio na parte do visual.
Com 206 mm de altura livre do solo, e um conjunto de suspensão bem ajustado, independente nas quatro rodas, com McPherson na dianteira e a combinação de Multlink e McPherson na traseira, a picape aguenta o tranco, compensando as imperfeições em solos mais desiguais, reduzindo as trepidações. Isso mesmo vazia ou carregada, sendo que a capacidade de carga é de até 650 kg e o volume da caçamba é de 683 litros.
A Renault se orgulha ainda do conjunto de motor e câmbio da picape Oroch, principalmente nesta versão, que vem com a transmissão automática, mas de quatro velocidades. O motor é o 2.0 16V Hi Flex, desenvolvido com soluções da Fórmula 1 para melhorar a eficiência energética, como o sistema ESM (Energy Smart Management) de regeneração de energia. Seu funcionamento se faz durante a desaceleração do carro, quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível.
Os números revelados nesse motor são de até 148 cv de potência máxima com uso do etanol, com 20,9 kgfm a 4.000 giros, com aceleração de 0 a 100 km/h feita em 9,7 segundos, de acordo com os dados da Renault. Gostosa de dirigir, a direção elétro-hidráulica ajuda nas manobras e se ajusta de acordo com a condução, ficando mais pesada em altas velocidades e proporcionando maior segurança.
De muito bom acabamento na parte interna, a Oroch nesta versão vem com equipamentos importantes para o transportador, como o sistema de conectividade, o Media NAV Evolution e o volante multifuncional.
O plano de manutenção da picape prevê revisões periódicas em intervalos de 10.000 quilômetros ou a cada ano de uso. Vale lembrar que hoje é possível adquirir os programas “Revisão com Preço Fechado” e o “Pacote de Preço Fechado de Peças”, que reúne os principais itens de desgaste e manutenção no momento da compra do veículo, entre outras soluções oferecidas pelo pós-vendas da marca. Preço inicial de R$ 79.490,00.
Ficha técnica
Motor: | 2.0 16V Hi Flex |
Combustível | Gasolina / etanol |
Cilindrada | 1.998 cm³ |
Potência | 143 cv (gasolina) @ 5.750 rpm
148 cv (etanol) @ 5.750 rpm |
Torque | 20,2 kgfm @ 4.000 rpm (gasolina)
20,9 kgfm @ 4.000 rpm (etanol)
|
Transmissão | Automática de 4 velocidades |
Tração | Dianteira |
Direção | Eletro-hidráulica com diâmetro giro de 10,7 m |
Rodas e Pneus | 215/65 R16 |
Freios | Sistema ABS, com discos ventilados de 280 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores de 229 mm de diâmetro. |
Suspensões | Dianteira: Tipo MacPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos, molas helicoidais e barra estabilizadora.
Traseira: Multilink independente e MacPherson, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora.
|
Tanque de combustível | 50 L |
Dimensões e Pesos
Entre-eixos | 2.829 mm |
Largura | 1.821 mm |
Comprimento | 4.693 mm |
Altura | 1.695 mm |
Altura livre do solo | 206 mm |
Carga útil | 650 kg |
Volume da caçamba | 683 L |
Peso em ordem de marcha | 1.346 kg |