Renault Oroch: a picape para passeio ou trabalho?

Renault Oroch: a picape para passeio ou trabalho?

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 19/06/2018

Texto e fotos: Carol Vilanova | Fotos: Divulgação

O divertido comercial de TV da picape Renault Oroch mostra bem o dilema do seu uso: mostra situações em que o motorista está usando o veículo para o lazer e do nada aparecem trabalhadores carregando a caçamba, comprovando sua a habilidade para o transporte de carga. Isso porque a picape que tem características que agradam tanto para quem quer passear mas também quem precisa partir para a labuta. Tanto que o slogan é: a picape que chama trabalho.

Isso é vem visível, afinal, sua robustez não fica apenas na aparência, a Oroch foi construída para ser bruta e enfrentar qualquer desafio. A versão que testamos é a mais luxuosa, a Duster Oroch Dynamique Automático 2.0 16V Hi-Flex, aliás, que nome comprido. Só não tinha a tração 4×4, mas do resto, deu para aproveitar todos os equipamentos nela contidos.

É importante lembrar que a picape é oferecida apenas em cabine dupla, e tem um visual bastante aventureiro, do tipo imponente, com ampla grade dianteira e faróis expressivos. A robustez é refletida ainda na caixa de rodas e nas soleiras das portas.

Renault Oroch: a picape para passeio ou trabalho?

Uma lateral bastante clean se une à parte traseira, com lanternas grandes e modernas. Entre os equipamentos, a picape vem com sensor de ré, necessário e santoantonio na parte do visual.

Com 206 mm de altura livre do solo, e um conjunto de suspensão bem ajustado, independente nas quatro rodas, com McPherson na dianteira e a combinação de Multlink e McPherson na traseira, a picape aguenta o tranco, compensando as imperfeições em solos mais desiguais, reduzindo as trepidações. Isso mesmo vazia ou carregada, sendo que a capacidade de carga é de até 650 kg e o volume da caçamba é de 683 litros.

A Renault se orgulha ainda do conjunto de motor e câmbio da picape Oroch, principalmente nesta versão, que vem com a transmissão automática, mas de quatro velocidades. O motor é o 2.0 16V Hi Flex, desenvolvido com soluções da Fórmula 1 para melhorar a eficiência energética, como o sistema ESM (Energy Smart Management) de regeneração de energia. Seu funcionamento se faz durante a desaceleração do carro, quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível.

Os números revelados nesse motor são de até 148 cv de potência máxima com uso do etanol, com 20,9 kgfm a 4.000 giros, com aceleração de 0 a 100 km/h feita em 9,7 segundos, de acordo com os dados da Renault. Gostosa de dirigir, a direção elétro-hidráulica ajuda nas manobras e se ajusta de acordo com a condução, ficando mais pesada em altas velocidades e proporcionando maior segurança.

De muito bom acabamento na parte interna, a Oroch nesta versão vem com equipamentos importantes para o transportador, como o sistema de conectividade, o Media NAV Evolution e o volante multifuncional.

O plano de manutenção da picape prevê revisões periódicas em intervalos de 10.000 quilômetros ou a cada ano de uso. Vale lembrar que hoje é possível adquirir os programas “Revisão com Preço Fechado” e o “Pacote de Preço Fechado de Peças”, que reúne os principais itens de desgaste e manutenção no momento da compra do veículo, entre outras soluções oferecidas pelo pós-vendas da marca. Preço inicial de R$ 79.490,00.

Ficha técnica

Motor: 2.0 16V Hi Flex
Combustível Gasolina / etanol
Cilindrada 1.998 cm³
Potência 143 cv (gasolina) @ 5.750 rpm

148 cv (etanol) @ 5.750 rpm

Torque 20,2 kgfm @ 4.000 rpm (gasolina)

20,9 kgfm @ 4.000 rpm (etanol)

 

Transmissão Automática de 4 velocidades
Tração Dianteira
Direção Eletro-hidráulica com diâmetro giro de 10,7 m
Rodas e Pneus 215/65 R16
Freios Sistema ABS, com discos ventilados de 280 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores de 229 mm de diâmetro.
Suspensões Dianteira: Tipo MacPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos, molas helicoidais e barra estabilizadora.

Traseira: Multilink independente e MacPherson, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora.

 

Tanque de combustível 50 L

 

Dimensões e Pesos

Entre-eixos 2.829 mm
Largura 1.821 mm
Comprimento 4.693 mm
Altura 1.695 mm
Altura livre do solo 206 mm
Carga útil 650 kg
Volume da caçamba 683 L
Peso em ordem de marcha 1.346 kg