Seguro e cobertura para celulares e portáteis  

 Seguro e cobertura para celulares e portáteis  

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 14/08/2019
A coluna Seguros é escrita por Fernanda Souza, consultora em seguros com pós graduação em Previdência pela FGV
A coluna Seguros é escrita por Fernanda Souza, consultora em seguros com pós graduação em Previdência pela FGV

Nos dias atuais, com a moda/necessidade do uso dos smartphones, quanto mais tecnológico for o aparelho que você adquire mais funcional ele é, e consequentemente, mais caro para o seu bolso. E para completar essa situação, quando mais funcional ele é, mais vontade/necessidade você tem de ficar mexendo nele o tempo inteiro.

Certamente é muito legal/necessário usar o seu celular para diversas utilidades, afinal, os aplicativos tornaram nossa vida mais fácil, isso é um fato. Outro fato é que quanto mais tecnológico, mais caro e mais acessado é nosso celular, mais vulnerável ele fica para roubo e furto, e até mesmo uma quebra inesperada.

Por esse motivo, já há algum tempo, as seguradoras oferecem, no momento da compra e por meio das operadoras de telefonia, seguros que protegem contra esses acidentes. Empresas especializadas em seguro podem vender a apólice diretamente em seus sites ou em redes varejistas.

Justamente no caso de caso de equipamentos portáteis como celulares, tablets, notebooks e equipamentos fotográficos, existem apólices específicas para eles, com possibilidades de contratar coberturas como: acidentes, incêndio, danos elétricos e roubo.

Em relação às coberturas, as ofertas do mercado diferem pouco entre uma e outra seguradora. Existem diferentes tipos de planos e, claro que tipos de indenizações que acompanham essas distinções. Planos básicos têm indenização apenas em caso de roubo ou furto qualificado, quando o bem é furtado após destruição ou rompimento de um obstáculo. Quando acontece o furto simples, ou seja, sem vestígios, o segurado não recebe indenização.

Existem ainda opções de coberturas adicionais para danos físicos e elétricos por um preço mais elevado, aí vai depender da sua necessidade e disponibilidade de caixa. Em casos de roubo, é necessário que seja feito um sinistro comprovado por meio da apresentação de um boletim de ocorrência.

 

Seguro Máquinas e Equipamentos

Este tipo de seguro possui coberturas específicas para diversos segmentos como: Construção Civil, Industrial, Médicos e Odontológicos, Medição, entre outros.

Ao contratarmos um seguro empresarial ou residencial, temos que nos atentar ao que está coberto, pois a cobertura de conteúdo neste tipo de contratação, é mais voltada aos equipamentos estacionários, instalados regularmente no local, não envolvendo exatamente tudo que se encontra lá.

Equipamentos móveis podem ou não estar cobertos, deve constar cláusula garantindo a cobertura, atender as exigências para ter direito às garantias, como por exemplo, a formalização de contrato em caso de equipamentos alugados.

É sempre importante contratar seguros com um consultor do ramo, que é o corretor de seguros. Conhecedor desse mercado, poderá te representar na contratação de forma adequada à sua necessidade, e, no momento de utilizar as coberturas, ele também intermediará a seu favor.