Soluções sobre rodas para todo tipo de negócio 

Soluções sobre rodas para todo tipo de negócio 

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 02/05/2017

Hits: 0

Osmar Oliveira, diretor da 4TRUCK fala dos cinco anos da empresa de implementos, que segue todas as normas para entregar soluções para o transportador VUC

Texto: Carolina Vilanova  | Fotos: Divulgação

Revista Frete Urbano: A 4TRUCK completa 5 anos e começou como especialista em implementos para VUCs, os veículos urbanos de carga. Por que a empresa resolveu começar por este segmento?

Osmar Oliveira: Iniciamos com a produção de implementos para veículos da linha VUC por entendermos ser um mercado com muito potencial, principalmente, em grandes cidades, como São Paulo. Não demorou muito para que os clientes, satisfeitos com o padrão de qualidade de nossos produtos, nos pedissem propostas comerciais para implementos maiores. Partimos para toda a linha sobre chassi (camionetes, médios, tocos e trucados) no ano seguinte.

RFU: Quais tipos de implementos são oferecidos pela 4TRUCK para os Vucs? E os tamanhos são padronizados?

Osmar: A 4TRUCK fornece baús de alumínio (carga seca, revestidos e isotérmicos), baús lonados (sider), carrocerias metálicas (carga seca) e uma infinidade de produtos customizados (oficinas móveis, salas de aula, show room, etc) para a linha de veículos dentro da categoria VUC. As dimensões máximas para que o conjunto veículo/implemento se enquadrem na categoria VUC são de 7,20m de comprimento e 2,20m de largura.

RFU: A empresa constrói todo o implemento, como funciona o processo desde o recebimento da matéria-prima?

Osmar: Nós recebemos a matéria-prima (perfis e chapas de alumínio, corte/dobra e tubos de aço, madeira, material de fixação, selantes, etc.), fabricamos as peças necessárias para os implementos conformando peças de alumínio e aço, montamos os componentes (base, quadros de porta, painéis frontal e traseiro, portas, revestimento interno) e, finalmente, instalamos o implemento no veículo do cliente. O acabamento final (retoques de pintura, ligações elétricas, faixas refletivas) e o check list final enceram o processo.

Soluções sobre rodas para todo tipo de negócio 
Soluções sobre rodas para todo tipo de negócio

RFU: Em que momento o transportador escolhe ou decide o tipo de implemento que ele necessita?

Osmar: O transportador escolhe o tipo de implemento em função da carga que irá transportar. O baú de alumínio é indicado para o transporte de cargas em geral como caixas, paletes, sacos e fardos. O baú lonado é ideal para operações com cargas paletizadas, pela facilidade no processo de carga e descarga com empilhadeiras. Já a carroceria metálica, de menor custo entre os implementos e muito utilizada no mercado de construção, é reservada para o transporte de materiais resistentes a intempéries e de formatos variados.

RFU: Hoje em dia, é muito importante conquistar homologações e certificações, quais a 4TRUCK possui e destaca?

Osmar: A 4TRUCK possui todas as certificações necessárias para a produção de seu portfólio. A empresa possui as certificações do Denatran e do Inmetro, e seus equipamentos críticos em relação a segurança como o para-choque e o protetor lateral (ciclista) são homologados. Nós fornecemos para grandes empresas frotistas e transportadoras, que exigem nossas certificações e nos ajudam a melhorar constantemente.

RFU: O transportador chega a tratar diretamente com a 4TRUCK? Como é feito esse relacionamento?

Osmar: Nosso contato com os clientes, normalmente, é feito através do gestor de frota (demanda), comprador (negociação) e o diretor ou dono da empresa (decisão); mas quem costuma levar e buscar o veículo em nossa empresa é o transportador. Isso nos agrada bastante, uma vez que são os grandes conhecedores do processo e sempre fazem a avaliação do implemento e nos deixam boas dicas de melhoria.

Frota 4TRUCK_2

RFU: A moda dos Implementos transformados ou customizados está em alta, como a 4TRUCK encara isso e quais opções oferecem?

Osmar: Não acredito que seja uma moda. A onda dos food trucks abrandou um pouco, mas o mercado começa a demandar soluções sobre rodas para todo tipo de negócio como lojas, barbearias, salas de aula, show room, etc. Nós entendemos que o momento atual da economia fez com que as empresas recolhessem novos desenvolvimentos, mas que voltarão com força em breve. Na 4TRUCK nós temos trabalhado bastante no desenvolvimento de ideias nesta linha, e temos condições de desenvolver praticamente tudo o que o cliente precisar. Se pode ser fixo, pode ser móvel!

RFU: E quanto às normas e resoluções para a construção do implemento que devem ser seguidas, quais as mais importantes?

Osmar: Há muitas resoluções neste setor, pela importância que possui no transporte de cargas e pessoas e por conta do fator segurança. Implemento, para-choque, protetor lateral, instalações elétricas, transporte de materiais perigosos, faixas refletivas… pra tudo tem uma lei específica. Mas as principais são as homologações da empresa (CAT e CCT) e dos principais equipamentos de segurança (para-choque e protetor lateral).

RFU: Existe um lema ou motivações que o time da empresa segue?

Osmar: Nosso logotipo carrega as palavras tecnologia, durabilidade e confiança. Na empresa, procuramos nos nortear por esses três fatores importantes, além de brilho nos olhos, senso de dono e excelência no atendimento ao cliente.

RFU: O que tem programado em relação às comemorações dos 5 anos?

Osmar: A 4TRUCK é a principal provedora de conteúdo sobre implementos rodoviários, e temos um ótimo alcance nas mídias sociais. Por conta disso, concentramos nossas ações comemorativas nesses canais, contando um pouco de nossa história durante o período e fazendo sorteio de prêmios para os que se inscreveram na promoção “4TRUCK 5 Anos”. Infelizmente, o momento não está muito propício para festividades, por isso comeremos um “bolinho” e prorrogaremos a festa pra quando o mercado retomar. Acreditamos que isso acontecerá em breve, e estaremos preparados!