Tecnologia da informação: Como se comportar nas redes sociais

Tecnologia da informação: Como se comportar nas redes sociais

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 02/05/2018

 

A coluna Tecnologia da informação é escrita por Vânia Cagnassi, formada em R.P. pela Universidade Metodista
A coluna Tecnologia da informação é escrita por Vânia Cagnassi, formada em R.P. pela Universidade Metodista

Cada vez ficamos mais conectados e expostos as redes sociais, seja para checar opções de lazer, fazer nossas compras, comparar os preços, encontrar amigos de infância, fazer contato com familiares que moram longe, procurar destinos de viagem, publicar nossas fotos e viagens ou simplesmente para “dar uma espiada” na vida dos outros.

Será que existe algum padrão de comportamento? O que devo fazer? Como devo abordar as outras pessoas? Como devo responder aos outros? Devo me posicionar politica e socialmente?

Estas e outras respostas devem sempre estar associadas à algumas situações, por exemplo: o que eu faria se estivesse cara a cara com essa pessoa? Reagiria de forma diferente? Falaria algo ou me calaria? Pensaria duas vezes antes de me posicionar? A mesma coisa vale para as fotos…. será que meus familiares e amigos vão se constrager quando virem essa imagem? Pois então… se a sua resposta foi sim para qualquer uma dessas perguntas então você deve repensar seu comportamento frente as redes sociais.

Destacamos abaixo algumas dicas do que “não fazer”:

Informações Pessoais

Cuidado ao expor-se. Não divulgue informações pessoais ou relacionadas a sua familia. Pense duas vezes antes de falar. Tenha controle sobre as redes sociais e não o contrário. Tome cuidado com brincadeiras de mal gosto.

Grupos, Comunidades e Páginas

Muito cuidado aos se associar a páginas, grupos ou comunidades. Tenha em mente que publicações preconceituosas, racistas e depreciativas em grupos aos quais você pertence podem te representar e se voltar contra você. Cada pessoa tem o direito de participar do grupo que desejar, porém tem que entender que muitas vezes isso pode prejudicá-la. Desligue-se imediatamente.

Proteja sua Identidade

Proteja sua identidade, evite publicar tudo o que você faz. Além de inconveniente é cansativo e chato para os seus amigos. Não se isole, mas também não exagere. Tenha bom senso.

Fotos

Cuidado com suas fotos e com as fotos da sua família e amigos. Seja discreto e escolha bem o que vai publicar. O que é engraçado para você pode não ser para outras pessoas. Pergunte-se sempre: será que essa pessoa que está comigo na foto gostaria de vê-la publicada? Não seja indiscreto.

Opinião

Opinião é legal quando é construtiva. Evite comentarios radicais. Guarde as polemicas para você ou no máximo reserve para o ambito privado.

Mentiras

Mentira? Não pode e ponto final. Sem discussão sobre isso. E tome muito cuidado para não compartilhar notícias mentirosas e boatos. Cheque primeiro antes de apertar o enviar.

Nossa língua portuguesa

Nada mais vergonhoso do que escrever errado. Preste atenção quando for escrever, se necessário consulte o velho e bom dicionário. Se não tiver um dicionário a mão troque a palavra.

Posições Políticas

Mais um assunto que deve ser tratado de forma cuidadosa. Não se exponha. Deixe para expressar sua opinião quando estiver com seus colegas, durante uma conversa pessoal.

Não use redes sociais para desabafar

Desabafos, indiretas, resolução de problemas? Só valem pessoalmente. Lembre-se: depois de publicado não dá mais para consertar.

Lembre-se também de que nada que você não faria em público deve aparecer nas suas redes sociais, sejam elas quais forem.

Espero que vocês tenham gostado destas dicas e aqui também vale aquele velho ditado “quem fala o que quer ouve o que não quer”.