Toda orquestra numa só sintonia

Toda orquestra numa só sintonia

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 05/09/2016

Para manter os pneus do seu veículo comercial em dia, não basta cuidar apenas dos compostos em si, outros itens de manutenção contribuem para a durabilidade do conjunto. Esse é um assunto delicado, pois todo mundo sabe, mas ninguém faz, por exemplo, o rodízio de pneus periodicamente, a não ser na hora da revisão do veículo.

É importante frisar, no entanto, que esse processo tem a função de compensar a diferença de desgaste dos pneus, ou seja, é essencial para garantir mais durabilidade, eficiência e estabilidade em curvas e fradas, além de proporcionar um desgaste uniforme dos compostos.
pneus-1

Manutenção do undercar
Aqui também mora o perigo, pois não adianta comprar pneus novos se os componentes do sistema de suspensão estiverem em mau estado. O que acontece? Os pneus novinhos vão se deteriorar mais rapidamente e irregularmente em muitos casos. Portanto, para garantir a segurança e a vida útil dos pneus, faça o check up de itens como amortecedores, molas, frei-os, rolamentos, eixos e rodas, já que agem diretamente sobre os pneus.

A suspensão é responsável por garantir a estabilidade do veículo e a segurança dos ocupantes do carro, afinal, absorve impactos causados por buracos, lombadas e irregularidades na pista. E os amortecedores são os principais itens desse conjunto e são eles que mantêm o máximo de contato dos pneus com o solo. Ou seja, suas condições influem diretamente na durabilidade dos pneus.

Além disso, as molas trabalham em conjunto com os amortecedores para amenizar as irregularidades do piso, e fazem ainda a sustentação da carroceria mantendo a sua altura. Se não estão em ordem, não há pneus que aguentem os impactos e as irregularidades das nossas ruas.

Balanceamento de Roda e alinhamento de direção
Fez o rodízio, trocou algum item da suspensão, colocou um pneu novo ou atingiu os 10 mil km rodados, o próximo passo é fazer o balanceamento das rodas e o alinhamento da direção. Veículo desbalanceado e sem alinhamento sofrem com perda de tração, estabilidade e desgaste acentuado de pneus. Ou seja, o veículo se torna instável e inseguro, condições ideais para um acidente.

As vezes parece chover no molhado, mas ainda tem gente que acha que economizando na manutenção vai lhe render algum dinheiro. Porém, é exatamente o contrário, investir na revisão periódica do seu veículo, e em especial, dos itens de segurança como pneus, vai te trazer benefícios em longo prazo, além de deixar você, o seu ajudante e a sua carga muito mais protegidos durante o trabalho. Fique esperto!