Notícias

Trânsito Prefeitura libera VUCs maiores em SP

O novo tamanho dos veículos passa de 6,30m para 7,20m, sugestão das entidades do setor de transportes para melhorar a mobilidade nas distribuições

 O setor de transportes pediu, e a prefeitura atendeu. Desde 9 de Maio, o tamanho dos VUCs (Veí- culos Urbanos de Carga) que podem circular em locais com restrição de caminhões na cidade de São Paulo passa de 6,30m de comprimento máximo para 7,20m.

A finalidade da nova medida vai favorecer a mobilidade dos transportadores na rotina de distribuição de carga e estabelece ainda uma série de novas regras para realização do cadastro de veículos para circulação em áreas de restrição e propõe alterações nos horários de circulação em diferentes vias.

A medida foi tomada por meio da portaria de número 031/16 – SMT/GAB, publicada pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT), com o intuito de racionalizar procedimentos e padronizar medidas regulamentares referentes ao trânsito de caminhões no município, em conformidade com o Decreto nº 56.920, de 8 de abril de 2016.

Em relação aos procedimentos que passam a ser adotados, destacamos o cadastro e a solicitação da AETC (Autorização Especial de Trânsito para Caminhões), que deverão ser efetuados no site da SMT no portal da Prefeitura de São Paulo (www.prefeitura.sp.gov.br/transportes), na página de Autorizações Especiais.

Até a nova portaria, a autorização tinha validade de um ano e agora passa a ser aceita por dois anos, sempre valendo após análise do cadastro prévio e obrigatório de caminhões e depois da apresentação dos documentos estabelecidos na portaria. O tramite pode ser acompanhado pelo portal da Prefeitura. Com essas novas regras, o acesso dos transportadores será mais fácil e o processo de cadastramento mais eficaz. Não é mais emitido um cartão específico.

Outra medida estabelecida pela portaria é a alteração de horários de restrição ao trânsito de caminhões em algumas Vias Estruturais Restritas (VER), visando a uniformização. As excepcionalidades serão adequadas caso a caso.

Mais informações podem ser obtidas também no site da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) www.cetsp.com.br e/ou no telefone 1188.

ÚLTIMOS POSTS