Vamos começar pelo lixo

Vamos começar pelo lixo

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 05/09/2016

Hits: 15

A coluna Meio Ambiente é escrita por Valquiria Stoianoff, jornalista formada pela Universidade Metodista
A coluna Meio Ambiente é escrita por Valquiria Stoianoff, jornalista formada pela Universidade Metodista

Assim como a água que não nasce na torneira, o lixo que produzimos não desaparece no ar. Nada é mágico. Tudo segue um caminho. Tudo se transforma. Uma simples bituca de cigarro acarreta problemas sérios ao meio ambiente. Além da poluição, pode causar incêndios. Para ter uma ideia, 20 bitucas de cigarro equivalem a um litro de esgoto. Isso sem contar a fumaça que vem carregada de substâncias tóxicas.

Os resíduos eletrônicos também precisam de uma destinação adequada. As associações que realizam o tratamento desses resíduos afirmam que existe mais de 500 milhões de aparelhos eletrônicos sem uso que permanecem nas residências, o que pode gerar problemas de saúde.

O Estado de São Paulo produz 448 mil toneladas por ano de resíduos eletrônicos. Em segundo lugar vem o Rio de Janeiro com 165 mil toneladas, na sequência, Minas Gerais que gera 127 mil toneladas.

E pra onde vão todos esses resíduos? Um dado que chama a atenção é a exportação desses resíduos eletrônicos para países do Terceiro Mundo. Sim, todo o lixo produzido nos países de Primeiro Mundo é levado para os países pobres. Na Nigéria existem gigantescos depósitos desses resíduos.

E o Brasil não é diferente dos países africanos. No Distrito Federal, por exemplo, existe o maior depósito de lixo a céu aberto da América Latina. Esse lixão ocupa uma área de 174 hectares e está localizado a 15 quilômetros do Palácio do Planalto, onde fica o Gabinete Presidencial do presidente da República.

Vamos terminar com esse lixo

A palavra de ordem é a reciclagem. E começa com pequenas atitudes diárias. Na reciclagem, o impacto ao meio ambiente é reduzido. Você usa menos matéria-prima da natureza, economiza energia, água e espaço físico porque dá uma destinação adequada ao lixo que produz.

Curiosidades sobre a reciclagem (fonte: Ministério do Meio Ambiente)

• A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas.
• Uma tonelada de papel reciclado economiza 10 mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas.
• Cada 100 toneladas de plástico reciclado economizam uma tonelada de petróleo.
• Um quilo de vidro quebrado faz 1 quilo de vidro novo e pode ser infinitamente reciclado.