Conteúdo

Veículo quitado ajuda reduzir contas

A coluna Economia é escrita por Alberto Savioli, economista com pós graduação em gestão pela USP
A coluna Economia é escrita por Alberto Savioli, economista com pós graduação em
gestão pela USP

Em tempos de crise, cada centavo conta para não aumentarmos o problema. Hoje, por conta da situação delicada que o Brasil enfrenta, a economia se tornou primordial no dia a dia, tanto no trabalho quanto em casa. Preparamos algumas dicas para tentar amenizar e até mesmo eliminar as dívidas e os problemas trazidos por ela.

Um dos grandes vilões da economia é o cheque especial, você acaba utilizando um dinheiro que não tem, com juros que você não pagaria se tivesse consciência de quanto custaria.

Outro vilão da economia é o rotativo do cartão de crédito, imagina você pagando uma taxa de juros de 15% ao mês ou 435% ao ano, ou seja, uma bola de neve que você vai acabar se perdendo.

Uma das saídas para você conter o rombo nas suas contas, é o refinanciamento de seu veículo. As financeiras têm aumentado à fatia de participação neste segmento em tempos de redução do consumo, e funciona assim: seu veículo sem dívida é dado em garantia para uma operação de até 60% do valor do bem, com taxas muito menores do que as praticadas no cheque especial e no cartão de crédito.

Mas lembre-se, o refinanciamento é uma medida para sanar um problema temporário, pois você estará trocando uma dívida com taxas de juros altas, por algo factível para os dias atuais, mas você terá uma prestação que deverá se encaixar no seu orçamento familiar.

As taxas do refinanciamento são menores porque existe uma garantia real, ou seja, se você não pagar, irá perder o bem; e o prejuízo será pago pela venda deste bem.
Para nos adequarmos a nova realidade da economia, devemos rever velhos hábitos e procurar melhorar nossa efi-ciência econômica, com mudanças simples.

– Comece com o simples fato de economizar água.
– Como anda a manutenção preventiva de seu veículo?

Lembre-se, seu veículo é sua fonte de renda, o que pode aparentar um pequeno defeito, se não for consertado pode acabar com uma parada de alguns dias e um custo maior. Tudo se resume em planejamento, portanto comece a planejar e assim minimizar custos.

ÚLTIMOS POSTS