Volkswagen Amarok: combo de robustez e conforto

Volkswagen Amarok: combo de robustez e conforto

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 10/05/2016

Hits: 10

A versão Highline cabine dupla traz motor 2.0 TDI e câmbio automático de oito marchas, tudo com muita tecnologia e segurança

Texto e fotos: Carolina Vilanova  | Fotos: Divulgação

A propaganda já diz: a Volkswagen Amarok oferece força e inteligência. É exatamente o que mostra na prática: a robustez que combina muito bem com conforto e um belo toque de tecnologia. São várias versões, desde as mais luxuosas até as mais simples, prontas para o transporte: Highline, Trendline Série Dark Label, Amarok Cabine Simples, Amarok Chassi Cabine e Amarok SE, além da Amarok Chassi Cabine.

Tecnologia, aliás, que está embarcada principalmente no quesito segurança, já que oferece em todas as versões equipamentos de série importantes como freios ABS Off-road com distribuidor eletrônico da força de frenagem EBD, sistema de assistência à frenagem (BAS), sistema de frenagem sob chuva (RBS), sistema de controle de tração (TCS), bloqueio eletrônico do diferencial (EDL), controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em subida (HSA), controle automático de descida (HDC) e faróis de neblina.

Volkswagen Amarok: combo de robustez e conforto
Volkswagen Amarok: combo de robustez e conforto

Esse combinado de letrinhas traz ao transportador, além de um veículo forte e robusto, a segurança tanto em estrada de terra quando na cidade. A versão que avaliamos foi a Highline, equipada com motor 2.0 TDI com dois turbos, capaz de gerar potência de 180 cv. Combinado com o câmbio automático de oito marchase tração integral 4MOTION, o torque máximo chega a 42,8 kgfm a 1.750 rpm.

fretedrive3_446X400

O resultado é uma picape com ótima dirigibilidade e ótimas retomadas, com uma boa velocidade na estrada. A direção hidráulica é bastante macia, proporcionando manobras fáceis, que com ajuda da câmera de ré, ficam mais fáceis ainda.

Na versão S da picape, a mais simples, o motor usado é o TDI conta com um turbocompressor e potência máxima de 140 cv a 3.500 rpm. O torque é de 34,7 kgfm, disponível a partir de 1.600 rpm. O câmbio é manual de seis marchas, disponível ainda para outras versões.

fretedrive4_446X400

Para suportar o peso da carga, a suspensão dianteira é independente formada por braço duplo transversal, molas helicoidais e barra estabilizadora. Já a traseira conta com eixo rígido com feixe de molas de dois estágios, primário com três lâminas e secundário com duas lâminas.

Gostosa de dirigir, a picape tem desenho moderno e que remete bastante ao DNA da marca, os faróis bixenônio com luzes de condução diurna em LED dão um charme ao modelo mesmo de dia. A Amarok tem preços que começam em R$ 98.460,00 para as versões cabine simples e chegam a R$ 152.550,00 para a Highline. As manutenções são a cada 10 mil km ou seis meses, o que acontecer primeiro.

Volkswagen Amarok: combo de robustez e conforto
Volkswagen Amarok: combo de robustez e conforto
DIMENSÕES DO COMPARTIMENTO DE CARGA

Comprimento                                                           1.555 mm

Largura                                                                           1.620 mm

Largura entre caixas de roda                     1.222 mm

Altura                                                                               508 mm

Área da caçamba                                               2,52 m²

Volume da caçamba CD                                  1280 l

Volume da caçamba CS                                  1826 l

 

PESOS                              

Em ordem de marcha                                        2.073 kg

Carga útil máxima                                                 1.017 kg

Peso Bruto Total (PBT)                                     3.090 kg

Capacidade de Reboque                                2.860 kg