Matéria de capa

Volkswagen Kombi revela o transporte Retrô

Volkswagen Kombi

Volkswagen Kombi, sempre saudosa, reinou no transporte de cargas durante anos, num tempo onde tecnologia não estava na lista de prioridades das montadoras

Texto: Carol Vilanova | Fotos: Divulgação | Colaboração: Volkswagen e Kombi Clube do Brasil

Durante pelo menos 5 décadas, o nome Kombi foi sinônimo de transporte no Brasil. Robusta e durável, foi retirada do mercado pura e simplesmente por força da lei. Nascida na Alemanha, no final dos anos 40, seu nome veio do Kombinationsfahrzeug, que quer dizer “veículo combinado” ou “veiculo multi-uso”, em alemão.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Frete”

Entre no nosso podcast

No Brasil deixou sua marca, não somente pelos anos de serviços prestados para o setor de transportes, mas por ter sido o primeiro modelo a ser produzido na fábrica brasileira da Volkswagen, mais precisamente na planta da Anchieta.

Volkswagen Kombi revela o transporte Retrô

Entre os anos de 1950 e 2013 foi produzida e utilizada em diversas aplicações, quem não se lembra das peruas escolares? Começou a ser montada no grupo Brasmotor em 1953 e a partir do dia 2 de setembro de 1957 sua fabricação oficial na VW foi iniciada.

Em 2014, porém, não deu mais para a velha guerreira continuar nas ruas, já que foi determinado o decreto que todos os veículos deveriam ser dotados de freio tipo ABS e air-bag frontal duplo (para o condutor e passageiro do banco dianteiro) e seu projeto não permitia que o air bag fosse instalado.

Clássicos da VW de presente

Era o fim de uma era cheia de nostalgia. Tanto que a VW do Brasil lançou uma edição especial para o encerramento da sua produção. A série especial Last Edition teve 1.200 unidades, com pintura bicolor estilo “saia e blusa” e detalhes especiais, como interior diferenciado e cortinas nas janelas. Tudo para marcar a passagem desse ícone do transporte.

Volkswagen Kombi revela o transporte Retrô

Volkswagen Kombi: Mecânica descomplicada

A Kombi é considerada a precursora das vans, um dos carros mais antigos produzidos por aqui, mas se ainda estivesse na ativa, certamente ficaria muito atrás das vans atuais. Seu ponto forte: a construção robusta e a mecânica simples.

De tecnologia, não experimentou quase nada, principalmente, se comparado com os recursos disponíveis nos dias atuais em vans que estão no mercado hoje, como o próprio ABS, controle de estabilidade e de tração, bluetooth, piloto automático. Itens que deixaram de ser conforto para serem a base da segurança do veículo.

Construída em monobloco, tinha suspensão independente com barras de torção. A posição do motorista era como se estivesse sentado sobre o eixo dianteiro enquanto a coluna de direção era praticamente na vertical, o volante mesmo ficava na horizontal. O que todos gostavam era o seu baixo custo de manutenção. Não tinha tempo quente e nem buraco no asfalto que a Kombi não enfrentasse.

Noite da Kombi no Sambodrómo

Durante anos foi equipada o motor 1.2 boxer com refrigeração a ar. A carroceria em forma de “caixa” tinha capacidade para transportar uma tonelada de carga. Mais ou menos o que transporta um Mercedes-Benz Vito – 1225 kg. O tempo passou e a van do século passado ganhou diversas versões.

Com janelas traseiras de vidro ou janelas fechadas, tipo furgão, teve a picape com cabine simples ou cabine dupla. Teve ainda modelo de seis portas, nas versões luxo e standard, e com transmissão sincronizada.

Os motores também evoluíram, passaram por 1.500 cm³ (potência bruta de 52 cv), 1.600 cm³, diesel e no fim de 2005, a Kombi se tornou bicombustível, recebendo o motor quatro-cilindros 1.4 Total Flex da família EA111, já com arrefecimento líquido, o que se pode dizer que era mais moderno e ecológico.

Sua adaptação era fácil, para os mais diversos tipos de uso: ambulância, viatura policial, veículo do Corpo de Bombeiros, veículo de lazer, carro funerário, lanchonete e por aí afora. Foi símbolo da cultura hippie, e transformada em diversos tipos curiosos, que rendem histórias por todo país.

Clubes da Kombi

No quesito carisma, a Kombi ainda se destaca, haja vista os diversos Kombi Clubes espalhados pelo Brasil. Helder Barbosa, presidente do Kombi Clube do Brasil conta que a ideia da criação do clube foi em 2013, coincidentemente dois meses antes do anúncio do fim da produção. “Queríamos preservar a história do utilitário mais popular do país e promover a proximidade dos seus proprietários, criando vínculos de amizade entre os participantes e troca de histórias e experiências”, afirma.

Hoje o clube tem 250 associados e realiza um encontro mensal, no quarto sábado do mês. “Todo primeiro domingo do mês participamos do Encontro Mensal de Antigos, realizado na Estação da Luz, em SP. Também ajudamos a realizar, junto com o AutoShow Collection, a Noite da Kombi, que acontece uma vez por ano no Sambódromo do Anhembi, além de sermos um dos idealizadores do Dia Nacional da Kombi, em 2 de setembro (dia que a primeira Kombi nacional foi produzida) ”, completa.

Helder Barbosa, presidente do Kombi Clube do Brasil Noite da Kombi no Sambodrómo

Volkswagen Kombi: História de amor

Helder conta que a Kombi sempre fez parte da sua vida, desde a infância, quando era usada como transporte escolar. “Meus tios sempre tiveram Kombi para trabalhar nas entregas de mercadorias e para passear e eu sempre brincava de motorista quando estava parada. Essas boas lembranças da infância criaram um vínculo especial com a Kombi. Para manter essa recordação, adquiri uma Kombi Luxo 1972, no início de 2013, e deixei totalmente original para passear com a família e ir a eventos de veículos antigos”, fala. E isso é de família pois seu irmão também tem Kombi.

deslancamento_kombi_01

A Volkswagen preparou um site para a despedida da perua, que teve quase 300 relatos, todos muito emocionais. “A história da Kombi no Brasil envolve uma intensa interação com o país e, em particular, com a vida de milhares de pessoas que conviveram com ela das mais diferentes maneiras”, explica Carlos Leite, gerente de Produto e Marketing de Comerciais Leves da Volkswagen do Brasil.

ÚLTIMOS POSTS