Não é de hoje que a Volkswagen aposta em picapes com alto índice de segurança e muita tecnologia, mas durante muito tempo isso era privilégio dos modelos mais luxuosos, como a Amarok. Mas as coisas evoluíram dentro da marca e a pequena Nova Saveiro ganhou muitos recursos que agradam bastante os transportadores que usam o modelo para o trabalho.
Tudo foi feito para deixar a picape mais versátil e eficiente em todas as suas versões, mas vamos mostrar neste teste os equipamentos da topo de linha: a Nova Saveiro Cross. Mesmo com uma cabine dupla e espaço para cinco ocupantes, a proposta a marca foi projetar um veículo que pudesse ser usado com tranquilidade para o trabalho.
A lateral foi construída com altos índices de rigidez e frequência torcional, garantindo ótima dirigibilidade e robustez para carga. Para se ter uma ideia, a distância entre-eixos de 2,75 metros permite que a caçamba seja capaz de acomodar 580 litros, com comprimento de 1.106 mm no assoalho. Sem contar o espaço extra no rack de teto.
A aptidão para o trabalho também vem da nova suspensão adotada, que ficou elevada e ganhou novos pneus. A conclusão foi uma altura mais alta do solo, fazendo com que a picape ofereça a robustez de um veículo de carga com a dirigibilidade de um automóvel de passageiro.
A engenharia da Volkswagen explica que a suspensão dianteira independente, tipo McPherson, é formada por molas helicoidais com barra estabilizadora, desenhada para um carro de passeio. Já o sistema traseiro é formado por um eixo interdependente com braços longitudinais e molas “super progressivas”, que conferem excelente estabilidade e conforto em qualquer condição de uso. Na versão Cross, a que testamos, temos ainda a suspensão traseira ainda conta com barra estabilizadora.
Outro ponto importante no conjunto as Saveiro Cross é o trem de força. A picape vem equipada com o motor 1.6 MSI, de quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro), bicombustível e com sistema de partida a frio que dispensa o tanque auxiliar para gasolina.
Muito bem projetado, o motor 1.6l MSI possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, além do comando de admissão variável e coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida.
Com essa solução, a picape compacta da Volkswagen tem ótimo desempenho, com agilidade no trânsito da cidade e performance na estrada. Sempre com baixo ruído e pouca vibração.
Segundo os dados da marca, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita 10 segundos. Para casar com o motor, a VW utiliza o câmbio manual de cinco marchas MQ200-5F, bastante macio e de fácil engate.
O que marca essa picape é a quantidade de recursos tecnológicos disponíveis, que priorizam o desempenho, conforto e segurança. O volante multifuncional é revestido de couro e o sistema de infotainment é de última geração, muito útil para o transportador.
Em relação à segurança, temos freios a disco nas quatro rodas, com melhor comportamento térmico. E contamos ainda com uma série de controles eletrônicos, como o ABS off-road, que reforça os freios em estradas não pavimentadas, e vem combinado com o controle de estabilidade (ESC), que reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.
Mais uma função adicional do sistema de ESC é o BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem), que aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.
Aí temos o controle de tração ASR, que vem do alemão Antriebsschlupfregelung. Sua função é auxiliar o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, por meio de uma série de sensores e uma central eletrônica. O Bloqueio eletrônico do diferencial EDS (Elektronische Differenzialsperre), usado foram de estrada para bloquear o diferencial, transferindo o torque para a roda com maior tração.
Mais conforto para o transportador, dessa vez na cidade pode ser conseguido com o sistema de controle de assistência de partida em rampa HHC (Hill Hold Control), que funciona em aclives acima de 5%, mantendo o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. E o HDC (Hill Descent Control) ou controle de descida, ativado pelo botão off-road no painel, que freia o carro em baixa velocidade nas descidas, aumentando a segurança.
A picape Saveiro Cross cabine dupla é um carro dois em um, já que tem tudo para melhorar a vida do trabalhador na hora de fazer a distribuição, e ainda pode ser usada no lazer com sua família.
Ficha técnica
Tipo | EA211 1.6 Total Flex |
Cilindrada | 1.598 cc |
Cilindros | 4, em linha |
Válvulas por cilindro | 4, 16 ao todo |
Comando de válvulas | No cabeçote, correia dentada, variável |
Potência | 120 cv (E) / 110 cv (G) @ 5.750 rpm |
Torque | 16,8 kgfm (E) / 15,8 kgfm (G) @ 4.000 rpm |
Taxa de compressão | 11,5:1 |
Câmbio | Manual com 5 marchas |
Tração | Dianteira |
Freios | A disco nas quatro rodas |
Suspensão | Dianteira independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira com eixo interdependentes, braços longitudinais, barra estabilizadora e molas “super progressivas”. |
Dimensões e capacidades
Comprimento | 4.497 mm |
Altura | 1.553 mm |
Largura | 1.728 mm |
Entre-eixos | 2.753 mm |
Peso | 1.133 kg |
Caçamba | 580 litros |
Carga útil | 607 kg |
Ocupantes | 5 |
Tanque | 55 litros |