VW Saveiro Cross: equipada com tecnologia e segurança

Não é de hoje que a Volkswagen aposta em picapes com alto índice de segurança e muita tecnologia, mas durante muito tempo isso era privilégio dos modelos mais luxuosos, como a Amarok. Mas as coisas evoluíram dentro da marca e a pequena Nova Saveiro ganhou muitos recursos que agradam bastante os transportadores que usam o modelo para o trabalho.

VW Saveiro Cross: equipada com tecnologia e segurança

Tudo foi feito para deixar a picape mais versátil e eficiente em todas as suas versões, mas vamos mostrar neste teste os equipamentos da topo de linha: a Nova Saveiro Cross. Mesmo com uma cabine dupla e espaço para cinco ocupantes, a proposta a marca foi projetar um veículo que pudesse ser usado com tranquilidade para o trabalho.

A lateral foi construída com altos índices de rigidez e frequência torcional, garantindo ótima dirigibilidade e robustez para carga. Para se ter uma ideia, a distância entre-eixos de 2,75 metros permite que a caçamba seja capaz de acomodar 580 litros, com comprimento de 1.106 mm no assoalho. Sem contar o espaço extra no rack de teto.

A aptidão para o trabalho também vem da nova suspensão adotada, que ficou elevada e ganhou novos pneus. A conclusão foi uma altura mais alta do solo, fazendo com que a picape ofereça a robustez de um veículo de carga com a dirigibilidade de um automóvel de passageiro.

A engenharia da Volkswagen explica que a suspensão dianteira independente, tipo McPherson, é formada por molas helicoidais com barra estabilizadora, desenhada para um carro de passeio. Já o sistema traseiro é formado por um eixo interdependente com braços longitudinais e molas “super progressivas”, que conferem excelente estabilidade e conforto em qualquer condição de uso. Na versão Cross, a que testamos, temos ainda a suspensão traseira ainda conta com barra estabilizadora.

Outro ponto importante no conjunto as Saveiro Cross é o trem de força. A picape vem equipada com o motor 1.6 MSI, de quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro), bicombustível e com sistema de partida a frio que dispensa o tanque auxiliar para gasolina.

Muito bem projetado, o motor 1.6l MSI possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, além do comando de admissão variável e coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida.

Com essa solução, a picape compacta da Volkswagen tem ótimo desempenho, com agilidade no trânsito da cidade e performance na estrada. Sempre com baixo ruído e pouca vibração.

Segundo os dados da marca, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita 10 segundos. Para casar com o motor, a VW utiliza o câmbio manual de cinco marchas MQ200-5F, bastante macio e de fácil engate.

O que marca essa picape é a quantidade de recursos tecnológicos disponíveis, que priorizam o desempenho, conforto e segurança. O volante multifuncional é revestido de couro e o sistema de infotainment é de última geração, muito útil para o transportador.

Em relação à segurança, temos freios a disco nas quatro rodas, com melhor comportamento térmico. E contamos ainda com uma série de controles eletrônicos, como o ABS off-road, que reforça os freios em estradas não pavimentadas, e vem combinado com o controle de estabilidade (ESC), que reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

Mais uma função adicional do sistema de ESC é o BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem), que aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.

Aí temos o controle de tração ASR, que vem do alemão Antriebsschlupfregelung. Sua função é auxiliar o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, por meio de uma série de sensores e uma central eletrônica. O Bloqueio eletrônico do diferencial EDS (Elektronische Differenzialsperre), usado foram de estrada para bloquear o diferencial, transferindo o torque para a roda com maior tração.

Mais conforto para o transportador, dessa vez na cidade pode ser conseguido com o sistema de controle de assistência de partida em rampa HHC (Hill Hold Control), que funciona em aclives acima de 5%, mantendo o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. E o HDC (Hill Descent Control) ou controle de descida, ativado pelo botão off-road no painel, que freia o carro em baixa velocidade nas descidas, aumentando a segurança.

A picape Saveiro Cross cabine dupla é um carro dois em um, já que tem tudo para melhorar a vida do trabalhador na hora de fazer a distribuição, e ainda pode ser usada no lazer com sua família.

Ficha técnica

Tipo EA211 1.6 Total Flex
Cilindrada 1.598 cc
Cilindros 4, em linha
Válvulas por cilindro 4, 16 ao todo
Comando de válvulas No cabeçote, correia dentada, variável
Potência 120 cv (E) / 110 cv (G) @ 5.750 rpm
Torque 16,8 kgfm (E) / 15,8 kgfm (G) @ 4.000 rpm
Taxa de compressão 11,5:1
Câmbio Manual com 5 marchas
Tração Dianteira
Freios A disco nas quatro rodas
Suspensão Dianteira independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora

Traseira com eixo interdependentes, braços longitudinais, barra estabilizadora  e molas “super progressivas”.

Dimensões e capacidades

Comprimento 4.497 mm
Altura 1.553 mm
Largura 1.728 mm
Entre-eixos 2.753 mm
Peso 1.133 kg
Caçamba 580 litros
Carga útil 607 kg
Ocupantes 5
Tanque 55 litros

 

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