Lançamento Mercedes Benz Nova Sprinter

Lançamento Mercedes Benz Nova Sprinter

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 03/10/2019

Lançamento Mercedes Benz Nova Sprinter

Este certamente é um momento especial para a Mercedes-Benz, depois de apresentar extrapesado Actros para o mercado, chegou a vez da Nova Sprinter, uma das vans mais desejadas entre os transportadores. E isso é fácil de entender, afinal, o modelo carrega a estrela da marca no capô e está cada vez mais parecido com um automóvel, principalmente em termos de segurança e interatividade.

E foi nestes dois quesitos que a empresa se apoiou no desenvolvimento deste novo projeto, que teve alteração de design externo e ganhou muitos, mas muitos recursos tecnológicos, tudo de encontro ao desejo e necessidade dos motoristas. A linha conta com modelos de vans, furgões e chassis Sprinter nas versões 314 CDI Street, 416 CDI e 516 CDI, contabilizando 60 configurações ideais para mobilidade de passageiros e distribuição urbana de carga.

Uma das mudanças funcionais da Sprinter foi a dianteira, que traz visual ainda mais reforçado e robusto, linhas mais aerodinâmicas e a grade mais ampla com a estrela da Mercedes em evidência no meio. Os novos faróis, além de terem tamanho otimizado, ficaram mais altos e protegidos, oferecendo mais proteção contra pequenos impactos.

A cabine também foi melhorada, mantendo a posição de dirigir com jeitão de automóvel, e bem-estar a bordo. A inovação começa na adoção da direção elétrica como item de série e o sistema Keyless Start, que faz o acionamento do motor sem o uso da chave, apertando o botão de ignição, um dispositivo moderno e que proporciona mais segurança.

O modelo ficou também mais interativo, já que o motorista pode optar por instalar o sistema multimídia MBUX, que funciona com tela touch screen e faz espelhamento de aplicativos compatíveis do celular.

O volante multifuncional permite operação dos recursos sem que precise tirar as mãos. A câmera de ré está incluída no pacote e ajuda muito nas manobras. Vale reforçar que sem o sistema, o modelo vem com rádio com bluetooth para uso de telefone e de multimidia.

Ainda sobre o conforto a bordo, o ar condicionado ficou mais eficiente, com dois compressores para todas as versões e capacidade de 11 kW, disponível inclusive para furgões com vidros.

A nova linha da Sprinter teve o motor OM 651 CDI recalibrado para oferecer mais potência e menor consumo de combustível. O engenho é um biturbo de 2,2 litros, com 4 cilindros e a adoção de injeção direta CDI (Common Rail Direct Injection).  A caixa de câmbio é das ZF, manual e com seis velocidades. No chassis com cabina, a transmissão sai de fábrica com preparação para instalação de tomada de força, oferecendo uma potência de 28 kW

 

Modelo 314 Street 416 516
Motor OM 651 CDI OM 651 CDI OM 651 CDI
Potência 143 cv@3.800 rpm 163 cv@3.800 rpm 163 cv@3.800 rpm
Torque 33,7 kgfm@1.200-2.400 rpm 36,4 kgfm@1.200-2.400 rpm 36,4 kgfm@1.200-2.400 rpm
PBT 3.500 kg 4.100 kg 5.000 kg
Entreeixos 3.250 / 3.665 / 4.325 mm 3.250 / 3.665 / 4.325 mm 4.325 mm
Câmbio ZF 6S 480 ZF 6S 480 ZF 6S 480

 

 

Segurança em primeiro lugar

Apesar de todas essas novidades, é no pacote de segurança que a Sprinter se supera, incrementando os recursos da versão anterior que já eram de última geração com o ESP Adaptativo 9i®, que integra diversas funções: ABS (Sistema Antibloqueio de Freios), ASR (Sistema de Controle de Tração), BAS (Servofreio de Emergência), EBD (Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem), LAC (Controle de Carga Adaptativo), ROM (Controle de Rolagem), RMI (Interação de Movimento de Rolagem), EBP (Pré-carga Eletrônica de Freio) e BDW (Limpeza dos Discos de Freio).

Este sistema agora inclui ainda o MRS (Controle de torque de saída), o TSM (Redução de Oscilação do Trailer), ELC (Mudança de faixa com conforto) e EUC (Controle Aprimorado de Subviragem).

Completando esse pacote mais do que seguro, que é item de série, a Mercedes-Benz entrega ainda em todas os seus modelos de Sprinter o Assistente de Vento Lateral (Crosswind Assist), que já era conhecido e os novos sistemas Assistente Ativo de Frenagem (ABA), Assistente de Fadiga e o Assistente de Subida em Rampa. Como grande atrativo do veículo, o ABA é uma tecnologia que identifica objetos estáticos e móveis na via e também pedestres e ciclistas, fazendo a Sprinter frear sem a interferência do motorista se for necessário.